O café é provavelmente uma dos mais populares bebidas entre a comunidade surfista.
O café acorda-nos para as sessões madrugadoras e aquece-nos naqueles dias de ondulação simplesmente perfeitos que surgem no inverno.
Apesar de ser cultivado em mais de 70 países, a história do café surgiu por volta do século XV, algures no Iémen, no sudoeste da Ásia.
Em menos de dois séculos, os grãos castanhos de aroma intenso espalharam-se pelo Médio Oriente, norte de África e Europa.
Há três grandes variedades de café: Arábica, Robusta e mistura. Contudo, cerca de 70 por cento da produção mundial é Arábica.
Café: Uma Bebida Rica em Ingredientes Saudáveis
Uma espresso tradicional contém cerca de 98 por cento de água e apenas 2 por cento de café. Os grãos castanhos e tostados injectarão no seu corpo uma dose equilibrada de ácidos, vitaminas e minerais.
Um espresso contém – para além dessa água – uma combinação saudável de cafeína, magnésio, riboflavina, fósforo, tiamina, ácido fólico, potássio, sódio, carboidrato, proteina, ácido pantoténico, colina, manganésio, cálcio, bem como gorduras poliinsaturadas e saturadas.
Confuso? E como é que estes ingredientes irão melhorar o seu surf?
O aroma misterioso do café é mais do que um hábito nas nossas vidas do dia-a-dia. Ele injecta a quantidade certa de nutrientes que nos ajuda a surfar melhor, de forma mais focada e com uma força extra.
Os benefícios do café para o surf são os seguintes:
1. Menor dor muscular: a cafeína reduz a percepção de dor durante o exercício físico;
2. Adiamento do cansaço: a cafeína bloqueia os receptores de adenosina;
3. Melhor memória: uma xícara de café melhora a memória de curto e longo prazo;
4. Mais poder muscular: a cafeína aumenta a força nos músculos;
5. Desempenho aumentado: a cafeína aumenta a força em 6 por cento;
6. Perda de gordura acelerada: os ingredientes do café ajudam a queimar calorias e trabalham como um supressor de apetite;
7. Foco melhorado: a cafeína estimula o sistema nervoso central e aumenta o funcionamento do cérebro;
8. Prevenção de doenças: os nutrientes do café têm vários factores protectores contra múltiplos problemas de saúde;
9. Circulação do sangue melhorada: beber café de forma moderada eleva a sua frequência cardíaca;
10. Recuperação melhorada após o exercício: a cafeína aumenta o glicogénio muscular em 66 por cento;
11. Baixo risco de diabetes Tipo II: o alto consumo de café está associado a uma melhor tolerância à glicose;
12. Efeitos protectores poderosos no fígado: o consumo de café está associado a níveis mais baixos de enzimas que indicam inflamação e danos no fígado;
13. Fonte de antioxidantes: o café é a arma número um contra os radicais livres;
14. Risco reduzido de cancro: os estudos revelam que a bebida quente e intensa com cafeína reduz o risco de vários tipos de cancro;
15. Aumento da produção de adrenalina durante o exercício: a cafeína desencadeia a libertação da hormona da glândula adrenal;
16. Risco de morte reduzido: os consumidores de café têm um risco reduzido de morte por problemas cardíacos, diabetes, doenças respiratórias crónicas, pneumonia e suicídio;
Cada surfista tem uma reacção diferente à famosa bebida castanha escura, mas estudos concluem que a cafeína é um saudável e eficaz estimulador do cérebro, e que um consumo moderado (dois a três chávenas ou 250 miligramas por dia) produz melhorias no desempenho físico global.
É importante referir que a cafeína está também disponível em muito alimentos e medicamentos, nomeadamente no chocolate quente, chá, produtos de cacau, chocolate preto, colas e refrigerantes, sementes de girassol, gelados, comprimidos de dieta, analgésicos, águas e bebidas energéticas, e até antissépticos bucais.
Os efeitos colaterais são bem conhecidos. Graus elevados de cafeína no corpo provocam insónias, inquietação, vómitos, nervosismo, aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada e níveis elevados de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL).
Sempre que possível, opte por tomar o seu cafezinho cerca de 60 minutos antes de uma sessão de surf.
O consumo ideal de cafeína é de entre 2 e 4 miligramas por quilograma de peso corporal, sendo que uma chávena de café espresso contém cerca de 100 miligramas de cafeína.
Se pesar 80 quilogramas, o seu consumo diário ideal de cafeína é de cerca 240 miligramas, ou seja, dois espressos.