Shaka: qual a origem e significado do gesto?
O sinal gestual do shaka, também conhecido no Brasil por hang loose, é um gesto amigável feito com a mão.
A história deste gesto muito popular entre os surfistas, e não só, tem origem nas raízes da cultura havaiana.
Quando a cultura do surf cresceu e começou a espalhar-se pela Califórnia e resto da América durante os anos 60, o gesto ganhou cada vez mais adeptos.
Os surfistas do Havai começaram a saudar os seus companheiros de ondas e amigos com um gesto deveras original.
O shaka é realizado através da extensão do dedo polegar e do dedo mindinho, enquanto que os restantes três dedos centrais ficam dobrados para dentro da palma da mão.
A comunidade surfista adorou o gesto e rapidamente ganhou uma alcunha própria – hang loose.
O sinal gestual enraizou-se e expandiu-se para a Europa, Oceania, Ásia e África, sendo adoptado por um cada vez maior número de entusiastas de desportos de ondas e mar.
Mas as estrelas da música e do cinema também gostaram do que viram e passaram a usar o shaka nas suas aparições públicas.
E quando o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, começou a usar e abusar do shaka, a moda conquistou definitivamente o mundo inteiro.
Shaka: Uma Origem Ferroviária
Mas, qual o verdadeiro significado do shaka? Na verdade, pode significar muitas coisas positivas.
“Olá,” “obrigado,” “tudo bem,” “adeus,” “paz,” “até à próxima,” “cuida de ti,” e “relaxa” são algumas das razões para atirar um shaka.
Curiosamente, a saudação oficial dos surfistas tem diferentes significados em países diferentes.
Na China, quer dizer “seis,” e na Rússia, um gesto muito idêntico pode ser um convite para beber uma cerveja. Nas Caraíbas, pode até sugerir um relacionamento sexual.
Os historiados da Polinésia sabem que a palavra shaka não é de origem havaiana.
O indício mais forte acerca da sua origem está relacionado com Hamana Kalili (1882-1958), um pescador havaiano da cidade de Laie que perdeu três dedos da sua mão direita num acidente num velho moinho de açúcar de Kahuku.
Uma vez que não podia trabalhar mais no local, Hamana tornou-se o segurança do comboio de transporte de açúcar que costumava fazer a ligação entre Sunset Beach e Kaaawa.
Reza a história que o homem estava sempre a tentar evitar que os miúdos saltassem para dentro do comboio, de forma a apanhar uma boleia entre as localidades.
Para comunicarem entre sim e avisarem-se mutuamente de que Hamana não estava a vê-los, os miúdos começaram a fazer o famoso gesto com a mão, simulando a ausência de dedos do segurança.
Hoje em dia, o shaka é também um símbolo do espírito de Aloha que governa as ilhas havaianas.